Jornalista russo esfaqueado em Moscou

Um jornalista russo está hospitalizado depois de ter recebido pelo menos 20 facadas na noite de ontem (28/05), no sul de Moscou. Sergei Aslanyan, de 46 anos, trabalha para a Rádio Mayak e foi apresentador da rádio oposicionista Eco Moskvy durante 10 anos.

Fontes policiais informaram que Aslanyan recebeu um telefonema de um número desconhecido, pouco antes da meia-noite, convidando-o para um bate-papo. Já na rua, foi esfaqueado várias vezes no peito, pescoço e braços.

“A vítima foi hospitalizada, mas sua vida não está em perigo”, informou um policial à agência de notícias Itar-Tass.

O jornal Izvestiya sugeriu que o ataque poderia ter sido vinculado a um programa de rádio recente durante a qual Aslanyan insultava o profeta Maomé.

O programa provocou uma resposta irritada entre alguns muçulmanos, com um imã da cidade russa de Kazan pedindo que promotores investigassem o jornalista.

Outros jornais estão associando o ataque a recentes reportagens de Aslanyan sobre a indústria automobilística da Rússia e a corrupção de policiais de trânsito.

A Rússia tem um dos piores registros do mundo para a liberdade de imprensa, com jornalistas regularmente atacados e pressionados por causa de seu trabalho. Mais de 50 jornalistas foram assassinados na Rússia desde o colapso da União Soviética.

A maioria dos assassinatos, incluindo o assassinato em 2006 da jornalista investigativa Anna Politkovskaya, permanecem sem solução.

Diana Khachatryan, uma jornalista que trabalha no mesmo jornal de Politkovskaya, Novaya Gazeta, disse na segunda-feira que recebeu ameaças por telefone depois de expor o funcionamento interno dos congressos do partido governista Rússia Unida.

“A mulher que me ligou disse que eu estava me comportando de modo inadequado, como um rato, e se eu não apagasse o texto do site, algo ruim aconteceria”, disse Khachatryan.

Com informação do The Guardian

About these ads
Esse post foi publicado em Política, Sociedade e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s