E hoje na Rússia é o Dia do Homem!!

A Rússia celebra hoje, 23 de fevereiro, o Dia dos Defensores da Pátria  (День защитника Отечества / Dyen’ zashitnika Otechestva). Oficialmente, o feriado foi criado para homenagear aos que servem nas Forças Armadas Russas, homens ou mulheres. No entanto, tradicionalmente, comemora-se como o Dia do Homem (feministas, arranquem os cabelos!!!). As mulheres compram presentes para os namorados e amigos. Nem precisa dizer que bebida alcoólica é o presente mais popular. No colégio, os meninos recebem cartões das amigas e professoras.

Originalmente conhecido como o Dia do Exército Vermelho (День Красной Армии – Dyen’ Krasnoy Armii), virou Dia do Exército Soviético e da Marinha (День Советской Армии и Военно-Морского флота / Dyen’ Sovyetskoy Armii i Voyenno-Morskogo flota) em 1949.

Com o fim da União Soviética, o feriado ganhou o nome que tem hoje – Dia dos Defensores da Pátria. Em 2002, o então (e atual) presidente russo, Vladimir Putin, decretou a data como feriado nacional.

Na Tchetchênia e na Ingushetia, o feriado é também um dia de dor, já que marca o dia da deportação em massa de tchetchenos e ingushétios para a Ásia Central, em 1944.

Os que defendem o feriado dizem que as mulheres já têm o seu dia (8 de março, que é feriado nacional na Rússia).

Esse post foi publicado em Cultura e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para E hoje na Rússia é o Dia do Homem!!

  1. Denise disse:

    E por alguns segundos cheguei a pensar que era uma festa com nobres propósitos, o Homem “enquanto” humanidade! hehehe! Um abração! Denise

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s