Twitter pode levar ativista russo ao banco dos réus

Um ativista russo enfrenta uma punição por tuitar enquanto estava numa audiência em Moscou, na última terça-feira (21). Ele pode se tornar a primeira pessoa condenada por usar o Twitter na Rússia, onde as redes sociais tornaram-se o principal canal para mobilizar a oposição.

Pyotr Shkumatov é líder de um grupo ativista de proprietários de automóveis chamado “Os Baldes Azuis”, que usa a internet para postar vídeos de políticos russos que utilizam carros com a luz azul de emergência (típica de ambulâncias) para fugir dos engarrafamentos em Moscou.

Durante a sessão, Shkumatov tuitou dizendo que estava preocupado com a parcialidade do juiz diante do caso.  O ativista estava sendo interrogado a respeito de um incidente de trânsito em uma cidade perto de Moscou.

“Eu estava tuitando durante a audiência inteira e o procurador olhava para o seu iPhone, sorrindo”, disse Shkumatov. “Então, alguém me perguntou quanto eu estaria disposto a pagar para encerrar o caso. Tuitei o valor (50 mil dólares). O promotor imediatamente mostrou o telefone ao juiz e disse que eu estava ‘transmitindo’ informação a partir da sala do tribunal e fazendo fotos “, disse ele.

Shkumatov enfrenta uma multa de até 1.000 rublos (58 reais) ou uma pena de 15 dias de prisão.

Recentemente, o presidente da Rússia, Dmitry Medvedev, repreendeu um governador provincial por tuitar durante uma reunião no Kremlin.

Esse post foi publicado em Cultura, Uncategorized e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s