Carnaval russo e Domingo do Perdão

Engana-se quem pensa que na Rússia não tem carnaval. Temos sim e se chama Maslenitsa. Aqui, o festival de “adeus à carne” também faz parte do calendário religioso e antecede a Quaresma, ou seja, sete semanas antes da Páscoa. Na mitologia eslava, Maslenitsa é o festival do sol e celebra o iminente fim do inverno.

O Carnaval russo de 2012 começou na segunda-feira passada (20/02) e terminou neste domingo (26/02). Durante estes dias de Maslenitsa, comer carne está proibido. Logo após a Maslenitsa, começa o Grande Jejum e os ortodoxos não podem comer nenhum laticínio, além de estarem proibidos de consumir carne, inclusive peixe. O Grande Jejum só termina dentro de 40 dias, na Páscoa.

A comida mais característica da Maslenista é o bliny (panqueca), como símbolo do sol. O festival tem uma mascote, a Senhora Maslenitsa, uma boneca de palha que antigamente se chamava Kostroma. No domingo à noite, conhecido como o Domingo do Perdão, a boneca é queimada simbolizando o fim do inverno e suas cinzas são enterradas na neve.

Hoje é o Domingo do Perdão na Rússia e as pessoas se prostram diante das outras para celebrar o espírito de reconciliação. Amanhã (27/02) é a Segunda-Feira Limpa (já que todos confessaram seus pecados) e primeiro dia do Grande Jejum.

Durante a época soviética, os feriados religiosos não eram celebrados, mas as famílias se reuniam no período de Maslenitsa para preparar panquecas. Após a perestroika, as tradições religiosas vêm sendo restabelecidas no país.

Que tal aprendermos a fazer o tal bliny, a panqueca russa? A receita é simples:

(fonte: http://russiashow.blogspot.com)

Ingredientes para 8 ou 10 porções:

  • 1 kg de farinha de trigo;
  • 40 gr.de fermento;
  • 2 copos de água;
  • 4-5 copos de leite;
  • óleo
  • 3 colheres de sopa de manteiga;
  • 2 colheres de sopa de açúcar;
  • 2 ovos;
  • sal a gosto;
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal;

Dilua todo o fermento na água quente, junte 500 grs de farinha de trigo, mexa bem e cubra com um guardanapo. Deixe em lugar aquecido por cerca de uma hora, para se obter a fermentação.

Acrescente à massa as gemas de ovos batidas com o sal e açúcar, manteiga derretida e o resto da farinha.

Mexa tudo muito bem, de preferência com uma batedeira, até conseguir uma massa homogênea. Adicione, gradualmente, o resto do leite e novamente leve a massa a descansar em lugar aquecido, para fermentação.

Quando a massa subir, mexa-a bem e deixe-a descansar uma vez mais no lugar quentinho. Quando ela subir de novo, acrescente as claras em neve e comece a cozer os blinys logo após a massa subir.

FAZENDO OS BLINYS:

  • Leve ao fogo uma frigideira pequena, de cabo grande;
  • Unte a frigideira com a banha de porco (sou preguiçosa:prefiro usar uma anti-aderente)
  • Coloque a massa, de forma a cobrir toda a superfície da frigideira, em camada fina, usando para isto o auxílio de uma concha;
  • Use o fogo baixo;
  • Quando um lado do bliny estiver dourado, vire-o rápido,com uma espátula, para coze-lo do outro lado.
  • Não deixe a frigideira sem untar, entre um blin e outro.

Ao tirar o blin da frigideira, coloque-o em pilha em um prato, um sobre o outro, untando cada um com manteiga derretida.
Pode-se acompanhar, também, com natas ou geléia.
Os blinys sã servidos quentes, com diversas especiarias, conforme já ressaltamos no início do post: com manteiga, smetana (o crede de leite russo), caviar, peixe salgado, salmão, arenque.

ATENÇÃO:

Não é fácil fazer blinys. Talvez o seu primeiro blin saia grosso e feio, ou arrebente. Mas não se aflija com isto.Existe um ditado russo que diz:


“O primeiro blin vem sempre em forma de bola”.

O segundo ou o terceiro já sai melhor, até que você vai acertar e fazer um blin dourado e lindo.

Nota: observe, no vídeo a seguir, os passos do preparo do bliny. Não se preocupe com o idioma, se você não souber a língua russa: preste atenção nas imagens e tente seguir mais ou menos cada passo.

Reparem na rapidez com que a moça vira o bliny e na consistência do mesmo.

A receita do vídeo é basicamente a mesma do texto: a tradicional.
Agora, mãos à massa e bom apetite! Priyatnovo appetita.

Esse post foi publicado em Cultura, Uncategorized e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Carnaval russo e Domingo do Perdão

  1. paula disse:

    que bacana essa blog!
    sou pesquisadora iconográfica que vim em busca de mais informações sobre o ‘domingo do perdão’ e adorei encontrar a receita.

    abraço,
    paula

  2. milu disse:

    Só hoje fiquei conhecendo seu blog e gostei muito.Fiquei contente, também, por saber que você conhece o meu. Muito legal. Estou te procurando no FB e no twitter. Abraços.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s