Serviço secreto russo descobre plano para assassinar Putin

A televisão estatal russa informou nesta segunda-feira (27/02) que os serviços de segurança da Ucrânia e da Rússia descobriram um plano de um grupo terrorista que tinha como objetivo assassinar o primeiro-ministro e candidato à presidência Vladimir Putin.

Segundo o Primeiro Canal, as pessoas envolvidas estavam na lista de procurados pelas agências de segurança internacionais. Dois deles foram detidos na cidade de Odessa, na Ucrânia, e um terceiro morreu numa explosão dentro do apartamento que eles alugavam na mesma cidade.

Segundo a reportagem do canal russo, os três homens tentavam fabricar bombas caseiras e um deles, depois de semanas de interrogatório, confessaram o plano de assassinar o primeiro-ministro Putin logo após as eleições do dia 4 de março.

O plano foi encontrado no computador pessoal de um dos militantes e incluía minuciosas informações sobre a estrutura de segurança de Putin. Um dos militantes presos revelou que aprendeu a fabricar explosivos durante o período em que estudou na Universidade de Buckingham, no Reino Unido, e contou também que a ideia era esconder minas na Avenida Kutuzovsky, que Putin utiliza todos os dias para chegar à sede do Governo, no centro de Moscou.

Segundo um oficial de segurança entrevistado pelo canal de televisão, “as minas tinham potência suficiente para destruir um caminhão”.

Nas redes sociais, a oposição classifica o atentado como mais uma história inventada pelo Kremlin para manter-se no poder. Em 1999, uma série de atentados em Moscou e em outras cidades russas deixou 293 mortos e alavancou a popularidade do então candidato à presidência, o desconhecido Vladimir Putin. A responsabilidade dos atentados caiu sobre grupos separatistas do Norte do Cáucaso, mas até hoje há controvérsias.

O Serviço de Segurança da Ucrânia confirmou a informação sobre o plano de assassinar o presidenciável Putin. Dmitry Peskov, porta-voz de Putin, não comentou o caso.

Esse post foi publicado em Política, Uncategorized e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s