Oposição russa utiliza os Simpsons para criticar a era Putin

A oposição russa continua surpreendendo pela criatividade. Nesta sexta-feira (02/03), um vídeo feito pelo jovem ativista Egor Zhgun rapidamente tomou conta das redes sociais e virou burburinho na blogosfera. Batizado de “12 anos em 2 minutos”, o vídeo é uma ácida e bem-humorada crítica aos 12 anos da era Putin (oito anos como presidente e quatro como primeiro-ministro).

O vídeo, totalmente inspirado no desenho Simpsons, começa com o ex-presidente Bóris Iéltsin, em 1999, cedendo o poder a Vladimir Putin, que aparece com uma cara infantil. Ao fundo, além da bandeira da Rússia, vemos um balde de petróleo pendurado, como se fosse um vaso de planta.

Com a passagem do tempo, Putin se transforma em um czar e assume a famosa postura “Excelente” do Sr. Burns. Em seguida, uma televisão aparece ao lado do presidenciável Putin, com o logotipo do canal NTV, que na época era um grupo independente, mas hoje é controlado pela Gazprom Mídia, da empresa estatal Gazprom, maior exportadora de gás natural do mundo e maior empresa russa.

Enquanto Putin está sentado no seu escritório, a televisãozinha mostra a tragédia do submarino Kursk, que afundou em 2000 no Mar de Barents com uma tripulação de 118 homens, e mostra também a mítica entrevista de Putin no programa de televisão americano Larry King Live. Na ocasião, quando perguntado sobre o caso Kursk, o então presidente limitou-se a dizer: “Afundou”. As autoridades russas só aceitaram a ajuda de equipes norueguesas e britânicas quatro dias depois do acidente, justificando que era importante preservar os segredos militares do submarino nuclear.

A televisão exibe agora a cobertura da crise dos reféns do teatro Dubrovka, em 2002, conhecido como caso Nord Ost, quando 850 pessoas foram tomadas como reféns por um grupo separatista tchetcheno em um teatro da capital russa. Na parede, um cartaz de “Procura-se” com o líder tchetcheno Shamil Bassaiev.

O ex-bilionário Mikhail Khodorkovsky, ex-proprietário da petrolífera  Yukos, vem logo em seguida, defendendo ideias liberais e com aspirações políticas. Putin coloca um cartaz de “Procura-se” com a foto de Khodorkovsky, que posteriormente aparece atrás das grades. Khodorkovsky era o homem mais rico da Rússia em 2003 e hoje em dia cumpre pena na Sibéria por sonegação  de impostos e evasão de divisas.

O vídeo segue com o assassinato do líder tchetcheno pró-Kremlin, Akhmad Kadyrov, e o aparecimento do filho, Ramzan, que se ajoelha diante de Putin e sai com uma bolsa.

Putin aparece assinando um plano de resgate para a escola de Beslan, que em 2004 foi invadida por terroristas que fizeram 1200 reféns entre crianças e adultos e terminou com a morte de 344 civis, sendo 186 deles crianças.

Kadyrov pega mais uma bolsa com dinheiro no escritório de Putin e a cabeça do já mencionado líder tchetcheno Bassaiev aparece em cima da mesa. Bassaiev foi morto em 2006. Uma faixa rosa com letras brancas onde se lê “Feliz Aniversário” é colocada no escritório de Putin e a foto da jornalista Anna Politkovskaia aparece rapidamente abaixo. Politkovskaia foi assassinada em 2006, exatamente no dia do aniversário de Putin. A jornalista era uma ferrenha crítica do Kremlin.

O atual presidente Medvedev finalmente aparece, na forma de uma criança, sendo cuidado por Putin. A Rússia ganha o direito de realizar as Olimpíadas de Inverno de Sochi, em 2014. O slogan “Clã Putin – vitória da Rússia” aparece na parede. Exibem a revista Time, que colocou Putin na capa como pessoa do ano (em 2007). No mês passado (fev/2012), a revista Time colocou mais uma vez Putin na capa, mas desta vez com o titulo: “O incrível primeiro-ministro russo que encolheu”.

Medvedev é coroado czar, usando uma roupa do Super-homem e brincando com o seu Ipad (Medvedev utiliza as novas tecnologias e redes sociais diariamente). Uma gaiola com um pássaro aparece no vídeo, talvez fazendo referência à oposição que “voou” para outros países ou alguma referencia à emergência das redes sociais, representada pelo pássaro do Twitter.

Fotos de Putin nadando e salvando animais são colocadas na parede. O pássaro azul da gaiola se transforma em “Angry Birds” (referência ao popular jogo que significa “pássaros furiosos”).

Medvedev joga com um carrinho de polícia de brinquedo e muda o nome da corporação de Militsia para Polícia. A mudança é feita com um robô “modernização”. A palavra modernização foi o slogan dos quatro anos de presidência de Medvedev.

Moscou é coberta por fumaça, devido aos incêndios florestais de 2010, e o então prefeito Iúri Lujkov traz um pirulito, rejeitado por Putin. Lujkov foi prefeito de Moscou de 1992 a 2010, mas foi deststituído do cargo por desavenças com o Kremlin. Em seguida, Medvedev institui o horário de verão como o horário oficial na Rússia, saltando assim um fuso horário (Moscou, por exemplo, passou a ser GMT +4)

O pássaro azul rompe a gaiola. Medvedev é um bebê com chupeta outra vez. Putin é coroado czar mais uma vez e todas as reformas de Medvedev são jogadas no lixo.

O vídeo escurece e o balde de petróleo já não é visto. A parede e a mesa estão vazias, com exceção da foto de Putin jovem. O recém-coroado “czar” aparece com chapéu, óculos e cabelo no estilo de Kadafi. No final, Putin aparece como um faraó mumificado, recebendo soro.

As eleições na Rússia estão marcadas para o próximo domingo e a vitória de Putin é tida como certa.

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s