Abramtsevo: escapada a uma colônia de artistas do século XIX a 60km de Moscou

Sempre me classifiquei como urbanoide. Não sei ficar muito tempo longe de engarrafamento, correria no metrô, prédios e variedade. Gosto de gente “diferente”, gente “estranha”, gente “comum”. E gosto de aspas. Adoro esta sensação de estar sempre com pressa mesmo quando tenho o dia inteiro pra fazer algo. O estresse não me estressa. Vira combustível. Acho que meu corpo sente falta até mesmo da contaminação (risos).

Mas de vez em quando, escapar desta rotina da grande cidade faz bem ao corpo e à mente. Aproveitei o feriadão russo do dia internacional da mulher para visitar Abramtsevo, uma propriedade rural a 60km de Moscou que serviu como colônia de artistas no final do século XIX. A propriedade foi comprada em 1870 pelo empresário e patrono das artes Savva Mamontov e recebeu hóspedes ilustres, como os pintores Ilya Repin, Valentin Serov, Mikail Vrubel e o escritor Nikolai Gogol.

O objetivo da colônia de artistas era resgatar o espírito da arte medieval russa, perdida devido à influência do neoclassicismo francês. Várias oficinas foram organizadas no local para produzir móveis, cerâmicas, sedas e quadros que retratassem temas tradicionais da Rússia.

E o local escolhido não poderia ser mais mágico. Os artistas passavam o verão criando na inspiradora floresta da colônia, dividindo com telas e tintas a pitoresca paisagem.

O edifício mais bonito do complexo é a Tserkov Spasa Nerukotvorny (Igreja Salvador Não-Feita-A-Mão). Apesar do estranho nome, a estrutura é uma homenagem ao estilo arquitetônico do século XIV. Dentro da igreja, uma maravilhosa chaminé revestida de azulejos, obra de Vrubel, considerado o Cézanne russo. Esta pequena igreja tem uma história curiosa. Elisabeta, esposa de Savva Mamontov, era muito religiosa e participava sempre das missas de Páscoa. Numa ocasião em que estavam todos em Abramtsevo, choveu muito e eles não puderam ir ao vilarejo vizinho para participar da missa do domingo de Páscoa, então decidiram construir uma capela ali mesmo. Dentro da igreja, podemos admirar os ícones pintados por Ilya Repin e Victor Vasnetsov.

A cozinha e a sauna locais também estão abertas a visita. A sauna é uma belíssima casa de madeira, no estilo das tradicionais casas do Principado de Kiev (séculos IX a XII).

Abramtsevo serviu de inspiração para O Jardim das Cerejeiras, de Anton Tchekhov, e até hoje é um lugar de peregrinação para jovens artistas, principalmente no verão.

Depois de duas horas na colônia de artistas, fui caminhando até a cidadezinha mais próxima – Khotkovo. Pra quem é russo (ou mora aqui), nada muito especial. Mas pra quem é de fora, vale a caminhada de 20 minutos e a visita a Khotkovo. É uma típica cidadezinha de arquitetura soviética, com uma estátua de Lênin na praça central e 20 mil habitantes.

–> Como chegar? Para os que têm a oportunidade de vir à Rússia, chegar a Abramtsevo  é bem fácil. De Moscou, há trens a cada 30 minutos da estação Yaroslavskiy. A passagem custa 230 rublos (14 reais), ida-e-volta, e a viagem dura aproximadamente uma hora.

–> A entrada à colônia Abramtsevo custa 475 rublos (29 Reais).

–> Horário de abertura:  quartas a domingos , de 10:00h a 17:00h.

Atelier de Mikhail Vrubel

Sauna

Tserkov Spasa Nerukotvorny

Cidade de Khotkovo

Cidade de Khotkovo

Cidade de Khotkovo

Cidade de Khotkovo

Estátua do ex-líder soviético Vladimir Lênin, na cidade de Khotkovo

Desenho do Ursinho Misha, mascote da Olimpíada de Moscou de 1980 - cidade de Khotkovo

Cidade de Khotkovo

Esse post foi publicado em Cultura, Turismo e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Abramtsevo: escapada a uma colônia de artistas do século XIX a 60km de Moscou

  1. Jeferson Rosa disse:

    O Misha é minha lembrança esportiva mais antiga! rs Gostei muito de revê-lo aqui!

  2. Egor disse:

    wow. I always thought Khotkovo is like 40-50 thousands inhabitants…

  3. Pingback: Pelos arredores de Moscou | O Mundano

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s