Domingo de Ramos na Igreja Ortodoxa Russa

No último domingo (08/04), os cristãos ortodoxos celebraram o Domingo de Ramos, em memória ao dia em que Jesus entrou em Jerusalém e foi recebido com ramos pelos residentes da cidade, uma semana antes de sua cruficação.

Aqui na Rússia, a festa é conhecida como Domingo do Salgueiro, já que este arbusto é um dos primeiros a florir na primavera russa. Segundo os ortodoxos, os ramos sagrados do salgueiro têm propriedades medicinais. A tradição diz que aquelas pessoas que querem se livrar de doenças ou outros problemas devem comer nove brotos dos ramos abençoados.

Até meados do século XVIII, nas cidades e aldeias russas, eram organizadas procissões solenes encabeçadas por autoridades eclesiásticas e simples sacerdotes montados em jumentos ou cavalos. Em Moscou, por exemplo, o próprio czar puxava o jumento montado pelo Patriarca da Igreja Cristã Ortodoxa Russa. (eu fico imaginando Putin puxando o jumento montado pelo atual patriarca, Cirilo I).

Na principal igreja ortodoxa da Rússia, a Catedral de Cristo Salvador em Moscou, o líder da Igreja Ortodoxa Russa Patriarca Cirilo I realizou uma missa para milhares de devotos.

Duas importantes relíquias, um pedaço do manto de Jesus e um dos pregos utilizados na sua crucificação, foram solenemente levados ao centro da catedral.

Durante todo o domingo, muitas pessoas foram vistas com seus ramos de salgueiro nos transportes públicos da capital russa.

Esse post foi publicado em Cultura e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s