Putin toma posse com oposição nas ruas

Vladimir Putin tomou posse nesta segunda-feira (7) como presidente da Rússia em meio a enfrentamentos entre a polícia e manifestantes. Enquanto o Kremlin se vestia de pompa para receber aquele que já ocupou a cadeira da presidência duas vezes (de2000 a2008) e que volta agora para um mandato de seis anos, milhares de pessoas se reuniam na praça Manej, no centro de Moscou, ao lado de onde acontecia a cerimônia de posse.

O confronto terminou com pelo menos 120 pessoas presas, entre elas o ex-primeiro-ministro e atual líder da oposição, Boris Nemtsov. O porta-voz da polícia moscovita informou à agência Interfax que os detidos serão liberados após uma “conversa instrutora”.

A cerimônia de posse começou às 11.30h locais (4.30h em Brasília) e Putin chegou ao Kremlin numa comitiva que saiu da Casa Branca, a sede do Governo. O centro de Moscou foi fechado para a passagem do novo presidente e a rua Novi Arbat, uma das artérias da capital russa, foi completamente bloqueada por questões de segurança.

Putin vez o juramento presidencial no Grande Palácio do Kremlin, um salão que antes era a sala do trono dos czares russos. Em um breve discurso, Putin disse que “a Rússia está entrando numa nova fase de desenvolvimento nacional” e que “os próximos anos serão decisivos para o destino da Rússia nas próximas décadas”. O presidente empossado falou ainda que o presidente anterior, Dmitry Medvedev, visto pela maioria dos analistas como um mero fantoche de Putin, deu um novo impulso à modernização da Rússia e que está transformação deve continuar.  A necessidade de fortalecer a democracia russa e os direitos constitucionais também foi citada no discurso.

“Eu vejo como o significado de toda a minha vida e como minha obrigação o serviço a minha pátria e ao povo. Vamos atingir nossos objetivos se somos um povo unido”, declarou ainda Vladimir Putin. Entre o público presente, estavam o ex-presidente soviético Mikhail Gorbatchev, o ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi, amigo de Putin, a viúva do primeiro presidente da Rússia, Naina Yeltsin, e os quatro candidatos presidenciais que concorreram este ano.

A cerimônia desta segunda-feira teve um custo estimado de 20 milhões de rublos (1,3 milhão de reais) e foi seguida de um banquete que custou aproximadamente 12 milhões de rublos (700 mil reais).

Protestos anti-Putin

A posse de Vladimir Putin acontece no meio de um fim-de-semana prolongado na Rússia, já que na próxima quarta-feira (9) o país celebra o dia da vitória contra a Alemanha na Segunda Guerra Mundial. Mas o feriado emendado não foi sinônimo de descanso na capital russa. Ontem (6), mais de 500 pessoas foram presas pelas forças antidistúrbios numa manifestação contra Putin realizada com a autorização da prefeitura na praça Bolotnaya e que contou com mais de 20 mil participantes.

Dmitry Peskov, secretário de imprensa de Putin, chegou a afirmar que “a polícia foi muito suave com os manifestantes e declarou: “Eu, como moscovita, queria que eles tivessem sigo mais rígidos (com os manifestantes)”. Ao mesmo tempo, na praça Poklonaya, também em Moscou, milhares de eleitores de Putin participavam de um espetáculo de música para celebrar a posse do novo presidente.

(pra quem não quer assistir aos 45 minutos de cerimônia, sugiro os minutos 08:00-16:00, que mostra um pouco Moscou e a entrada de Putin no Grande Palácio do Kremlin, e depois os minutos 22:45-25:45, com o hino russo).

(a posse de Putin vista como a coroação de um czar – só que nesta versão, com cacetete em mão para controlar os manifestantes)

(foto popular nesta segunda-feira, 7 de maio, nos sites da oposição russa. À direita, a posse de Obama. À esquerda, a de Putin)

(foto da manifestação do dia 6 de maio, contra a posse de Putin)

(foto da manifestação do dia 6 de maio, contra a posse de Putin)

(foto da manifestação do dia 6 de maio, contra a posse de Putin)

Esse post foi publicado em Política e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s