Russa é condenada por matar 17 aposentadas

Uma russa foi condenada a 20 anos de prisão pelo assassinato de 17 aposentadas nos Urais, na Rússia, A criminosa disse que cometia os crimes para roubar as economias acumuladas, indicou nesta segunda-feira o comitê de investigação russo.

Irina Gaidamak foi declarada culpada de matar 17 mulheres de 60 a 90 anos na região industrial de Sverdlovsk, nos Urais. “Agia com cinismo, escolhia as mulheres mais velhas e sozinhas, sobre as quais conseguia informações com os vizinhos”, disse o comitê de investigação.

Chamava as vítimas fazendo-se passar por uma funcionária dos serviços sociais. Quando as aposentadas a deixavam entrar em casa, as matava a marteladas na cabeça. Depois revistava o apartamento para roubar o dinheiro.

A acusada explicou durante a investigação que o dinheiro foi “o único motivo de seus crimes”. Só matava pessoas mais velhas porque “considerava que elas sempre guardam dinheiro para seus enterros”. Se a vítima não se encontrava em casa, deixava uma nota pedindo que estivesse presente em uma hora determinada. São estas notas o que permitiu detê-la em 2010 depois de um novo assassinato.

Reconheceu os crimes e manifestou arrependimento por seus atos, disse o comitê. Gaidamak, sem emprego e que vivia sem documentos de identidade, conseguiu escapar dos investigadores por mais de oito anos.

Outra mulher se viu forçada a confessar estes crimes depois de ter “sofrido uma pressão física e psicológica por parte da polícia”, segundo o comitê. Os policiais foram condenados a penas de três a quatro anos e meio de detenção.

Com informação da AFP

Esse post foi publicado em Sociedade e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s