Ministro de Exterior russo sem papas na língua sobre os Estados Unidos e a crise na Síria

O ministro de Exterior russo, Sergey Lavrov, afirmou nesta quarta-feira, em uma coletiva de imprensa em Moscou, que “a reação de Washington às explosões em Damasco é uma justificativa ao terrorismo”. O Departamento de Estado norte-americano anunciou na semana passada que “os atos terroristas não são uma surpresa à luz das ações do regime de Assad”.

Lavrov disse aos jornalistas que “a declaração americana é um endosso ao terrorismo. Como devemos entender isso?”. E continuou: “Não consigo encontrar palavras para expressar nossa atitude em relação a isso (à declaração do Departamento de Estado dos EUA).”

Lavrov também expressou sua surpresa pelo fato de o Conselho de Segurança da ONU se recusar a condenar os atos de terror na Síria. A representante permanente dos EUA na ONU, Susan Rice, afirmou que os atos terroristas em Damasco contribuem para acelerar a adoção de uma resolução sobre a Síria de acordo com o Capítulo 7 do Estatuto da ONU, o que implicaria sanções severas, incluindo o uso da força armada.

“Em outras palavras, esta declaração americana significa ‘Vamos apoiar esses atos de terrorismo até que o Conselho de Segurança faça o que nós queremos'”, comentou Lavrov sobre as ações do representante dos EUA.

Falando sobre as sanções unilaterais da União Europeia contra Damasco, Lavrov deixou claro que a decisão contradiz as resoluções tomadas pelo Conselho de Segurança da ONU e os acordos alcançados nas negociações em Genebra no mês de março.

“A Rússia defende a discussão coletiva de todas as questões. Infelizmente, quando a UE, os EUA e alguns outros estados começaram a adotar sanções contra a Síria, não fomos consultados”, disse Lavrov.

O ministro de Exteriores russo ressaltou ainda que a comunidade internacional deve negociar e conversar com ambos os lados do conflito.

A crise na Síria começou em março de 2011 e já deixou mais de 9 mil mortos, segundo a ONU.

Esse post foi publicado em Política e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s