Universidade de Pesquisa Nuclear russa abre departamento de Teologia

Uma das instituições acadêmicas mais importantes da Rússia, a Universidade Nacional de Pesquisa Nuclear (MIFI, na sigla em russo), levantou uma polêmica ao anunciar esta semana a abertura do departamento de Teologia na instituição, além de ter convidado o bispo ortodoxo e presidente do Departamento de Relações Exteriores do Patriarcado de Moscou, Hilarion Alfeiev, para coordenador da nova disciplina.

A assessoria de imprensa do MIFI informou que pretende que o curso seja um espaço de discussão e alegou que o “ponto de vista da religião tem direito de estar presente na academia”. A polêmica foi assunto dos principais veículos de comunicação do país nesta manhã (17) e saltou aos trending topics das redes sociais.

No Twitter, o perfil @SamKlebanov publicou em tom irônico: “Quem disse que o MIFI não precisa de um Departamento de Teologia? Quem vai desenvolver a nano-água benta?”. O internauta @cyrusmith seguiu o tom sarcástico: “O MIFI oferece o curso de Teologia. Estamos esperando o curso de vudu no Departamento de Física da MGU (Universidade Estadual de Moscou, a maior do país)”.

A disciplina será eletiva e, segundo o bispo Hilarion, “pretende superar a ignorância religiosa e destina-se aos jovens que não sabem para que eles estão estudando e para que eles estão trabalhando”, num sentido filosófico. O novo departamento fornecerá o conhecimento básico da tradição religiosa ortodoxa e tem como objetivo explicar que a opinião a respeito da vida depende muito da relação com a religião, segundo o bispo.

O conselho cientifico da universidade aprovou a abertura do departamento e a escolha do bispo orotodoxo por unanimidade. Mais de 50 instituições seculares de ensino superior da Rússia já possuem o curso de Teologia entre as disciplinas oferecidas

O bispo Hilarion disse ainda que o departamento “fará um diálogo entre a religião e as ciências naturais e que dará oportunidade a que alunos aprendam nesta área que continua sendo tão importante na vida das pessoas, mas que foi ignorada e até mesmo proibida durante a União Soviética”.

A página web da rádio Ekho Moskvy, uma das principais vozes de oposição da Rússia, citou em um editorial a frase de Nietzsche em que o filósofo diz que “entre a religião e a ciência verdadeira, não há nenhuma relação, nem amizade, nem animosidade – elas estão em diferentes planetas”. E a partir do pensamento do filósofo alemão, a rádio Ekho argumentou que “ou a universidade MIFI não é ciência verdadeira ou o que vai ser ensinado na insituição acadêmica não é realmente teologia”. E concluiu: “O obscurantismo ortodoxo no século XXI e retrógrado e cheira mal”.

Não é a primeira vez que a universidade MIFI se envolve em um escândalo religioso. Em 2010, a instituição destruiu um monumento em homenagem a um pesquisador, substituindo-o por uma cruz, antes de receber a visita do patriarca Kirill, que recebeu o título de doutor honoris causa da universidade.

A Igreja Ortodoxa Russa tem sido alvo de inúmeras críticas devido  à crescente relação que mantém com o Kremlin. Recentemente, o patriarca Kirill, líder máximo da instituição, afirmou que “os laços entre a igreja e o Estado são bons para a sociedade” e criticou o Estado secular. Kirill apóia o presidente Vladimir Putin, que foi classificado pelo religioso como “um milagre de Deus para a Rússia”.

No último mês de agosto, o grupo punk Pussy Riot foi condenado a dois anos de prisão por “incitar o ódio religioso”, segundo a sentença. O grupo fez uma crítica ao governo Putin através de gestos dentro de um dos principais templos da igreja ortodoxa russa.

Outras leis que aumentariam a punição dos que criticam símbolos religiosos estão sendo discutidas na Duma (câmera baixa da Assembleia Federal da Rússia) e a oposição acusa o Kremlin de utilizar a religião para punir os críticos ao regime Putin.

Esse post foi publicado em Política, Sociedade e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s