Campanha de Obama apela para o voto das “virgens” – copiando Putin, gringo?

Propaganda política russa fazendo escola nos Estados Unidos? Parece que sim.

Quem não se lembra do polêmico vídeo da campanha do partido Rússia Unida em que uma jovem falava com um psicólogo sobre a sua primeira vez? Sua primeira vez… VOTANDO. O vídeo, repleto de trocadilhos de conotação sexual, foi alvo de piadas e rodou o mundo. (Rússia Unida é o partido majoritário nos quatro cantos do país e apóia, obviamente, Vladimir Putin).

Pra quem não se lembra da campanha russa: https://cafecomkremlin.com/2012/03/04/virgens-russas-convocadas-a-votar-em-putin/

Nesta semana, um vídeo com a conhecida atriz norte-americana Lena Dunham fez a mesma brincadeirinha para atrair os eleitores mais jovens nos States. Dunham aparece explicando como escolher o cara da sua primeira vez, “alguém que cuide de você, um ‘great guy’ que entenda bem as mulheres”. E continua: “A minha primeira vez votando foi sensacional. Eu era uma menina e saí do colégio eleitoral uma mulher. Eu votei em Barack Obama”.

Machismo? Marketing barato? Vale-tudo pra conseguir um voto? Na verdade, somente política e/ou politicagem…

Esse post foi publicado em Política e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Campanha de Obama apela para o voto das “virgens” – copiando Putin, gringo?

  1. Bernardo Tonasse disse:

    Não entendi onde está a polêmica, muito menos onde estaria o machismo. É uma campanha voltada para as pessoas que vão votar pela primeira vez, e o paralelo com a primeira vez sexual é uma ótima analogia do ponto de vista comunicacional. Faz parte da vida de toda menina, e tratar disso em uma propaganda como se trataria de qualquer outro assunto é justamente um bom sinal, um sinal de que o sexo não é tabu, ou não deveria ser.

    • Bernardo, nao sei se seu argumento me convence.:-/

      Acho que, na verdade, a “otima analogia” reforca o tabu sexual, o tabu da primeira vez das meninas, nao? Nao eh uma “otima analogia do ponto de vista comunicacional” porque joga com o obvio, nao coloca/arrisca nada de novo. Minha opiniao.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s