Rússia e países árabes defendem em conferência em Dubai um maior controle da internet

Com informações do portal Terra

O governo americano classificou neste domingo como “impasse” a situação da Conferência Mundial em Telecomunicações (WCIT, na sigla em inglês), em Dubai, e ameaçou se retirar do encontro – que vai até sexta-feira. Tudo por causa da proposta apresentada pelos Emirados Árabes de estender o tratado da União Internacional de Telecomunicações (UTI) da ONU à regulamentação da internet, enquanto hoje a maior parte dos padrões se refere à infraestrutura de telecomunicações tradicionais. As informações são do The Telegraph.

A proposta árabe é de que “governos, setor privado e sociedade civil” tenham um papel na regulação da internet. Há também intenção de que os 193 países-membros da ONU tenham papel equivalente na fiscalização do sistema DNS – que garante que os endereços da web funcionem, hoje controlado pela ICANN, que presta serviço ao governo americano. A coalizão que subscreve o texto tem 22 países, entre os quais Rússia, Arábia Saudita, Argélia e Sudão.

Para os Estados Unidos e seus aliados, a proposta é muito complexa para ser avaliada em tão pouco tempo, até o final da conferência. Fontes próximas ao assunto, por outro lado, acreditam que a preocupação americana é desnecessária, uma vez que a UTI já afirmou que o novo tratado deve ser aprovado por todas as partes.

Em um vídeo postado no domingo, o embaixador americano no WCIT, Terry Kramer, alegando que dar mais poder ao governo sobre as companhias de internet poderia prejudicar a liberdade de expressão. “Abre-se a porta para que haja revisão de conteúdo e censura potencial dessa forma, isso vai criar um ambiente apreensivo na internet”, argumentou Kramer. “Exatamente agora parece que estamos num impasse por causa de diferenças filosóficas”, completou.

Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s