Por que as Igrejas Ortodoxas não comemoram o Natal no dia 25 de dezembro?

Na verdade, os ortodoxos celebram SIM o Natal em 25 de dezembro, mas eles seguem um calendário diferente do “nosso” e a festividade cai no nosso dia 7 de janeiro.

Explicando de maneira simplificada: a Igreja Ortodoxa não aceitou a reforma do calendário promovida pelo Papa católico Gregório, em 1582. A reforma corrigiu a defasagem de 13 dias que havia entre a data do calendário e a data real da mudança das estações – equinócios e solstícios. Assim sendo, os ortodoxos continuam celebrando o Natal em 25 de dezembro, só que pelo calendário Juliano, criado por Júlio César em 45 a.C, enquanto nós adotamos a reforma católica e utilizamos o calendário Gregoriano.

Vale lembrar que a Igreja Ortodoxa é a religião de 41% dos russos, segundo o censo de 2012.

Ok. Entendemos já esta história dos calendários. Mas isso significa que os  russos utilizam um calendário diferente do nosso? Sim e não. O calendário da Federação Russa passou a seguir o modelo gregoriano após a Revolção de Outubro de 1917. No entanto, a Igreja Ortodoxa Russa não aceitou a reforma e até hoje utiliza o calendário juliano, que tem 13 dias de diferença com o calendário gregoriano.

Desta forma, no calendário oficial do Estado, temos as mesmas datas, na Rússia, no Brasil ou em Gibraltar. Mas nas festas religiosas, que não fazem parte do calendário do Federação Russa, já que o mesmo é um Estado laico, as datas seguem o calendário juliano. Por isso, o Natal cai no dia 25 de dezembro, mas de um calendário diferente (7 de janeiro para o nosso calendário).

Tanto o dia 24 quanto o dia 25 de dezembro (do nosso calendário gregoriano) são dias laborais aqui na Rússia. O Natal ortodoxo (7 de janeiro) cai no meio de um feriado prolongado que os russos têm todo ano, entre 1 e 10 de janeiro.

Resumindo: Feliz Natal!

tree

Esse post foi publicado em Sociedade e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Por que as Igrejas Ortodoxas não comemoram o Natal no dia 25 de dezembro?

  1. Кожевникова Ольга disse:

    красиво!

    Вторник, 25 декабря 2012, 10:51 UTC от “Café com Kremlin” : >cafecomkremlin publicou: “Na verdade, os ortodoxos celebram SIM o Natal em 25 de dezembro, mas eles seguem um calendário diferente do “nosso” e a festividade cai no dia 7 de janeiro. Explicando de maneira simplificada: a Igreja Ortodoxa não aceitou a reforma do calendário, p” >

  2. Nenita disse:

    Olá gostei do seu post, moro no Brasil, más sou ortodoxa, e sou louca pela Rússia, pretendo me mudar para Rússia futuramente, por isso, ando estudando bastante, só precisava de apoio de um brasileiro que morasse lá.. nenita_tristao@hotmail.com.br

  3. Pingback: Felizes anos novos | gabrielquerviajar.com.br

  4. Vem a revelação(Apocalipse) “Escatologia do Antipas” que será revelado a todos que o Papa(líder do império romano) + Ortodoxo( líder do império romano) do qual fale apocalipse 13.11. Aguarde! Em breve!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s