Como os russos celebram o Ano Novo?

O Ano Novo é o feriado mais importante aqui da Rússia e uma festa tipicamente familiar. Quase todos os russos se reúnem com pais, irmãos, avós e outros parentes na virada do ano, mas o verdadeiro culto do Ano Novo só voltou na URSS em 1947, quando o dia 1 de janeiro foi proclamado feriado, tal como era nos tempos pré-revolucionários. E agora, os russos têm ainda mais razões para celebrar – eles contam com um super feriado no início de janeiro já que o país tem férias coletivas até o dia 8.

E o que não pode faltar na mesa de Ano Novo dos russos? Postas de arenque cobertas com vegetais, salada de carangueijo, caviar, champanhe e a tradicional salada Olivier, feita com batatas, verduras e muita, muita maionese.

A árvore que no Ocidente é montada para o Natal, aqui na Rússia é enfeitada no Ano Novo. E é também no fim do ano que os presentes são trocados. Entre os jovens, é comum passar a meia-noite com a família e depois estender a festa com amigos. Celebrar na rua? Bem, considerando que o Ano Novo chega à Rússia no meio do inverno, qualquer comemoração na rua é praticamente inviável. Algumas milhares de pessoas, quase todos estrangeiros (turistas e imigrantes), se reúnem na mítica Praça Vermelha por algumas horas.  Mas qualquer moscovita que se preze torce o nariz para o Ano Novo na Praça, talvez porque não considerem algo “realmente russo”.

Uma outra maneira típica de celebrar o Ano Novo é reunir-se com amigos na “datcha”, a casa rural dos russos. Quase sempre com “banya” (sauna), a celebração na datcha é uma das preferidas entre os russos.

Além do vodka, os russos bebem…

Na Rússia, uma bebida feita com vodka, suco de limão e água da torneira é a mais pedida na meia-noite. Conhecida como “água suja”, ela é consumida para afastar a má sorte.

Moscow

Caros amigos, leitores e amigos-leitores, o post é curtinho e sem muitos detalhes, perdão. Como é último de 2012, acho que estamos todos com pressa, correndo para os últimos preparativos da celebração de ano novo.

Desejo a todos um 2013 sensacional e que todos os bons desejos de vocês sejam realizados!

Um abraço deste humilde blogueiro,

Sandro

Esse post foi publicado em Sociedade e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Como os russos celebram o Ano Novo?

  1. Iris Maria disse:

    Olá! Moro atualmente em Dublin e estou indo passar o ano-novo em Moscou.
    Tem alguma recomendaçao?

    Obrigada!🙂

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s