Produção russa de petróleo atinge novo recorde

O aumento da extração de petróleo da estatal Rosneft manteve a produção da Rússia como a maior do mundo no ano passado, à frente de Arábia Saudita, mostraram dados do governo russo nesta quarta-feira.

A produção de petróleo subiu quase 1%, para 10,37 milhões de barris por dia, mas o crescimento pode parar neste ano devido ao esgotamento de campos na Sibéria.

A Rússia, cujas vendas de petróleo e gás representam quase metade das receitas orçamentárias, pretende manter sua produção de petróleo em 10 milhões de barris até 2020. O governo russo aumentou sua participação na indústria do petróleo para cerca de 50% após a estatal Rosneft fechar um acordo para adquirir a anglo-russa TNK-BP por cerca de US$ 55 bilhões.

Após a aquisição, prevista para ser concluída no primeiro semestre deste ano, a Rosneft vai se tornar a maior produtora mundial, com produção de hidrocarbonetos de 4,6 milhões de barris de óleo equivalente por dia.

A Rosneft relatou um dos maiores aumentos de produção de petróleo entre as grandes companhias de petróleo russas no ano passado, com um aumento de 2,3%, para 117,473 milhões de t (2,4 milhões bpd) em uma base diária favorecida pelo aumento da produção em seu campo Vankor, na Sibéria Oriental, para 367 mil barris diários. A Arábia Saudita tem restringido sua produção para estabilizar os preços do petróleo, que atingiram alta recorde no ano passado.

Rosneft2_1804180b

Com informações do portal Terra

Esse post foi publicado em Economia e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s