Copa na Rússia – eu vou! (post 3)

O que será que os russos fazem no dia a dia que causa estranhamento aos brasileiros? E o contrário? Antes de viajar, é sempre bom conhecer os hábitos do destino e evitar situações desconfortáveis.

Este post vai ser atualizado aos poucos porque, obviamente, há inúmeras diferenças culturais curiosas. Espero colaborações daqueles que já conhecem bem os russos (e dos russos que conhecem os brasileiros):

1) Dois beijinhos? Três beijinhos? Ou sem beijinho?

Lembro como se fosse hoje o dia em que um amigo meu de Rondônia, gente boa até o último fio de cabelo, veio me visitar em Moscou. Naquela época, eu dividia apartamento com uma russa de Kirov. O amigo brasileiro chegou todo feliz e quando foi apresentado à minha companheira de apartamento, ele não pensou duas vezes – abraçou e beijos e sorriu, como fazemos sempre no Brasil até mesmo com desconhecidos.

Ele estava tão contente por estar Moscou que não percebeu que a pobre menina russa não estava nem um pouco à vontade com aquela efusão de alegria e simpatia a la brasileira.

A regra é:

– Entre homens, aperto de mão é o costume;

– Entre mulheres, um “Oi” com a cabeça é suficiente;

– Entre um homem e uma mulher, NÃO há beijinho. Talvez uma russa mais ocidentalizada não se surpreenda em ser cumprimentada com beijos, mas a regra geral é apenas fazer um movimento com a cabeça. Até mesmo um aperto de mão pode causar desconforto.

Ou seja, nada de sair distribuindo beijos de “Prazer em conhecer” pela Rússia, brasileirada.

2) Sapatos em casa? Nem pensar.

Assim que chegar à casa de qualquer pessoa, tire os sapatos. Você anda de meia, descalço ou coloca um dos chinelinhos (“tapochki”) que todos os russos têm para as visitas na entrada. Andar de sapato em casa é sinal de desrespeito, já que você está trazendo toda a sujeira da rua pra casa. Este é um costume que adotei pra mim, em qualquer lugar. Higiene nunca é demais.

"tapochki"

“tapochki”

3) Cabelo liso pra festa? 

Enquanto no Brasil as meninas (ainda) alisam o cabelo quando vão a uma festa, na Rússia é o contrário: elas fazem o cabelo cacheado para ocasiões especiais.

4) Só estou dando uma olhadinha

Brasileiro em loja se acha o rei do espaço. Ele chega, já quer ser logo atendido, prova todas as roupas das coleções dos últimos 10 anos e… não compra nada. Tenta fazer isso na Rússia e você verá a cara dos vendedores. hehe A gente está mal acostumado ao serviço brasileiro, em que o cliente tem (em teoria) sempre razão. Na Rússia, não é assim.

5) “Rir sem motivo significa que você é bobo”

Esta é uma frase popular russa que todo mundo conhece – “Смех без причины-признак дурачины” (“Rir sem motivo significa que você é bobo”)

No Brasil, quando vamos comprar uma coxinha ou um anel de ouro, os vendedores sorriem. Quando entramos no ônibus, sorrimos para o trocador. Quando cumprimentamos o porteiro, sorrimos.

Na Rússia, rir tem que ter um motivo, uma razão. Rir somente “por não ter a vergonha de ser feliz” é muito sul-americano.

Isso não significa que os russos não sejam simpáticos. Só significa que não ficam mostrando os dentes pra qualquer um.

Eu – como bom brasileiro – não me adaptei a isso ainda e sorrio pra todo mundo.

6) Não temos troco

Se alguém não tem troco no Brasil, este alguém vai tentar trocar o dinheiro com todas as pessoas possíveis em um raio de 100km. Na Rússia, se não tem troco, o vendedor simplesmente vai te dizer que não pode vender o produto, sem nenhum esforço para resolver o problema.

7) Machismo de etiqueta ou cavalheirismo?

Em 99% dos casos, o homem paga a conta do restaurante para a mulher. E se ela for só uma nova amiga? Também. Espera-se que o homem pague a conta e ponto final. Tenho UMA amiga russa que sempre faz questão de dividir comigo a conta. As outras sabem que sou eu quem tem que pagar. Já ouvi até mesmo mulheres aqui dizendo que esta era uma atitude feminista, pois como os homens são privilegiados a vida inteira, nada mais justo do que fazer com quem eles paguem sempre as contas.

Os homens aqui abrem a porta de casa, da loja e do carro. E em transporte público, muitos deles cedem lugar às meninas – independentemente da idade.

8) Beijos em público

Durante o verão, os hormônios estão mais à flor da pele e você vê jovens se beijando de vez em quando. Fora do verão, a chance de ver um beijo na rua é quase nulo. Casais gays, NUNCA. Pode ser perigoso.

9) “Psiu”

Os russos não se aproximam das mulheres fazendo “Psiu” ou similares. Isso é coisa do macho latino. Aqui, este comportamento pega muito mal.

*** Colaborações: Julia Bobrova Passos, Danilo Prestes. Obrigado

Esse post foi publicado em Sociedade e marcado , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Copa na Rússia – eu vou! (post 3)

  1. Кожевникова Ольга disse:

    Maybe)))

  2. Andre Fran disse:

    Oi, Sandro! Produzo e apresento um programa de TV no Brasil, o “Nao Conta la em Casa”(Multishow- Globosat)- http://www.base1.tv/nclc . Um programa de viagens a destinos inusitados com foco na parte cultural, histórico, política… Estamos partindo para Ucrânia daqui a um mês mais ou menos e queríamos encontrar com você. Tem algum email que possa falar melhor? Abs

  3. Kenia disse:

    hahaha aqui na Polonia é assim também! Nos primeiros encontros com meu namorado lembro que ele andava sempre correndo pra tentar chegar antes de mim e abrir as portas do metrô, do restaurante… Obviamente eu, brasileira, abri minhas próprias portas a vida inteira e demorei pra perceber porque diabos ele tava sempre correndo como um desesperado haha.
    Isso de só cumprimentar os homens com aperto de mão e mulher com um “oi” tão discreto, me faz sentir meio invisível! A mesma sensação que tive no Marrocos: tem cara que nem olha na sua cara pra te dar um troco! Não consigo ainda definir o que disso é machismo, etiqueta ou mesmo “acho legal ser paparicada” por partes das mulheres. Enfim, isso dá muito pano pra manga!
    Adorei o blog!
    Bjs

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s