1914-1975: através do álbum de fotos do avô de uma amiga russa

A partir de hoje, o blog Café com Kremlin se muda temporariamente para o leste da Ucrânia. Mas antes de começar a falar sobre os recentes conflitos na região, que desde abril está sob o controle de grupos separatistas pró-Rússia, resolvi compartilhar com vocês as fotos do álbum de uma das minhas melhores amigas.

Minha amiga se chama Olga Kozhevnikova, mora em Moscou e nasceu em Luhansk, no final da década de 50, durante a União Soviética. Luhansk é uma das regiões do leste da Ucrânia mais atingidas pelos conflitos entre insurgentes e forças do governo ucraniano deste ano. Mas não falemos disso agora.

Olga me enviou esta semana fotos do álbum do seu avô – Aleksandr Vasilyevich Druzhinin. Vovô Sasha, como era chamado e como chamarei aqui na postagem, nasceu em 1897. Seu pai era alfaiate e sua mãe uma nobre. Sasha foi bolchevique durante a Primeira Guerra Mundial e lutou também na Segunda Guerra Mundial.

Olga me contou que seu avô lhe ensinou algo que ela guarda para toda a vida – “O mundo não está polarizado entre branco e negro. Há sempre nuances”.

Como começaremos a falar aqui no blog sobre a guerra civil do leste da Ucrânia, que já deixou mais de 2 ml mortos em quatro meses, acho que o ensinamento do vovô Sasha serve como primeira reflexão – não há mocinhos nem bandidos claramente definidos nesta história.

Nos próximos posts, dividirei com vocês o que eu vou vendo e vivendo aqui em Donetsk, mas por hoje, ficaremos com fotos do vovô Sasha e da família da minha amiga Olga.

** PS: A legenda das fotos está em forma de rascunho e incompleta. Não estou conseguindo editar, mas espero conseguir em breve. De qualquer maneira, não há nenhum erro, apenas falta informação. 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

2 respostas para 1914-1975: através do álbum de fotos do avô de uma amiga russa

  1. Guilherme Siebeneichler disse:

    Olá, sou jornalista e vou estar em Moscou entre os dias 13 e 19 de outubro. Gostaria do seu contato de email para buscar mais informações sobre a cidade.
    Fico no aguardo. Abraço

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s